Marco Paulo: a vida e a carreira do artista português [BIOGRAFIA]

Marco Paulo - a vida - a carreira - artista português - BIOGRAFIA - doença - cancro - filme - canções - discografia - letra

Marco Paulo é um dos cantores de maior sucesso em Portugal. Com uma voz inconfundível, o artista tem cativado gerações ao longo do seu percurso musical.

Marco Paulo, nome artístico de João Simão da Silva, nasceu a 21 de janeiro de 1945, na cidade de Mourão.

Início de carreira

Iniciou sua carreira musical nos anos 60, em Lavradio, no concelho do Barreiro, para onde foi depois viver. Começou a ter aulas de canto com Corina Freire, tendo sido descoberto, durante um ensaio, pela cantora Cidália Meireles, que tinha um programa de televisão de grande sucesso, o “Tu Cá, Tu Lá”. Em 1973 participou na revista Simplesmente Revista no Teatro Capitólio, com José Viana.

Ficou em terceiro no Festival da Canção da Figueira da Foz com “Vida, Alma e coração”. Mário Martins, da Valentim de Carvalho convida-o para gravar um disco.

Em 1967 concorreu ao Grande Prémio RTP da Canção com “São Feliz”, e em 1970 representou Portugal nas Olimpíadas da Canção de Atenas, com a canção “O Homem e o Mar”. Nesse mesmo ano entrou em digressão pelo Canadá.

Em 1978 recebeu o primeiro de muitos discos de ouro da sua carreira com o single “Ninguém, Ninguém”/”Canção Proibida”. Em 1980 alcança o seu maior êxito, “Eu Tenho Dois Amores”, com vendas superiores a 150 mil discos, atingiu o galardão do triplo ouro, feito raro na música portuguesa, na altura.

A consagração de Marco Paulo atingiu as comunidades portuguesas espalhadas por todo o Mundo, passando a atuar, com regularidade, em França, Alemanha, Estados Unidos da América, Canadá, Venezuela, Angola, Moçambique e África do Sul.

Outros êxitos se seguiram nos anos 80 como “Mais e mais Amor”/”Quem Vier Por Bem” (1981), “Anita” (1982), “Flor Sem Nome”/”Cá Se Faz, Cá Se Paga” (1983) e “Morena, Morenita” (1984), “Joana”, “Sempre Que Brilha o Sol”, “Anjo Azul” e “Quando o Pai Cantava”.

Anos 90

A década de 90 abriu com a edição do trabalho “De Todo o Coração” (1990), do qual foram extraídos os singles “Ai Ai Ai Meu Amor” e “Um Amor Em Cada Porto”. Mas seria no ano seguinte, com o tema “Tara e Manias”, que Marco Paulo conseguia mais um grande sucesso. Em 1993 sai o disco “Amor Total”.

Precedido do fado “Amália”, surgiu em 1995 o trabalho “Beijinhos Doces”. Em 1997 lança “Reencontro”, álbum produzido por Emanuel.

Para comemorar 35 anos de carreira lançou “As Nossas Canções”, um repertório de músicas consagradas do património português, com arranjos e produção de Ramon Galarza e com o apoio da orquestra espanhola “Et Incarnatus”.

Em 2004 surge a compilação “Ouro e Platina (1978-2003)” com um conjunto de vinte canções às quais foram atribuídos os galardões máximos da Indústria Discográfica. Inclui ainda, em edição limitada, o CD Bónus “Os Primeiros Sucessos (1966-1977)”.

Seguiu-se o álbum “Amor Sem Limite”, com produção de Ramon Galarza, apenas com versões de temas de Roberto Carlos. Em 2005 lança o disco “40 Anos de Amor Eterno”.

Em 2007 lança “Marco Paulo”. Seguiu-se nova compilação “O Melhor de Mim” e em 2009 novas músicas com “De Corpo E Alma” com 13 temas, torna-se dupla platina.

Em 2010 é editada a compilação na coleção “Perfil” e ainda o disco “Vida”, que recebe dois discos de ouro e um de platina.

No ano de 2015 edita o disco “Diário”, alcançando dois discos de platina. Os temas de maior destaque foram “O que é que fazes esta noite” e “Além da Cama”.

Em 2017 lança em formato CD e DVD “Ao Vivo No Campo Pequeno – Tour 50 Anos”‎ .

Marco Paulo na Televisão

Em 1994 estreou-se como apresentador na RTP com o programa “Eu Tenho Dois Amores” emitido aos domingos à noite, tendo sido um sucesso de audiências, e dos 13 programas inicialmente previstos, foram transmitidos 67.

Em 2011 Marco Paulo teve uma participação especial na novela Laços de Sangue, da SIC e dez anos depois, em junho de 2021, o artista tem um programa semanal na SIC, Alô Marco Paulo, apresentado por si e por Ana Marques.

Série sobre a vida de Marco Paulo

“Marco Paulo” é uma série biográfica que conta a vida do cantor. Foi exibida na SIC no início de 2023, estando agora disponível no serviço de streaming OPTO.

Além dos triunfos e desafios profissionais, a série debruça-se sobre a vida pessoal do artista, nomeadamente sobre a sua luta contra o cancro ou sobre o momento em que a sua mãe o salvou de morrer afogado.

A série inclui algumas cenas filmadas na casa de Marco Paulo, em Sintra. As restantes filmagens decorreram em Mourão, no Alentejo, onde o músico nasceu.

Distinções

Em maio de 2022 Marco Paulo foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *